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13/12/2023 14h43 Atualizado 13/12/2023

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As diretorias de Flamengo e Corinthians intensificaram as conversas sobre a poss�vel troca de jogadores para 2024. Os representantes dos dois clubes sinalizaram entre si o interesse$5 minimum deposit online casinorela��o a posi��es carentes de cada lado e apresentaram as poss�veis condi��es par haver neg�cio.

Botafogo, Flamengo e Vasco pretendem investir pesado no mercado; veja posi��es e poss�veis nomesEverton Ribeiro, do Flamengo, curte f�rias$5 minimum deposit online casinoresort de luxo com di�ria de at� R$ 25 mil

No meio desse di�logo, o nome de Gabigol ainda n�o entrou na pauta de maneira concreta. Outros atletas foram apontados como "negoci�veis" de parte � parte para tentar chegar a um acordo. Entre eles, a poss�vel libera��o do meio-campo Fausto Vera para o Flamengo$5 minimum deposit online casinotroca de outros jogadores com quem Tite n�o conta. Matheuzinho e Thiago Maia estariam entre eles.

O troca-troca desses jogadores foi noticiado inicialmente por jornalistas que acompanham o Corinthians e a chance foi confirmada pela reportagem com fontes dos clubes. O Flamengo tamb�m tem chance de trazer o zagueiro Bruno Mendez,$5 minimum deposit online casinofim de contrato com o Corinthians, que n�o prop�s uma renova��o pois o atleta se fechou para negociar a perman�ncia.

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    Blaise Pascal

    A Aposta de Pascal � uma proposta argumentativa de filosofia apolog�tica criada pelo fil�sofo, matem�tico e f�sico franc�s do s�culo XVII Blaise Pascal.

    Ela postula que h� mais a ser ganho pela suposi��o da exist�ncia de Deus do que pela n�o exist�ncia de Deus, que uma pessoa racional deveria viver a$5 minimum deposit online casinovida de acordo com a perspectiva de que Deus existe, mesmo que seja imposs�vel para a raz�o nos afirmar tal.

    Pascal formula esta aposta de um ponto de vista crist�o, e foi publicado na se��o 233 do seu livro p�stumo Pens�es (Pensamentos).

    Historicamente, foi um trabalho pioneiro no campo da teoria das probabilidades, marcou o primeiro uso formal da teoria da decis�o, e antecipou filosofias futuras como o existencialismo, pragmatismo e voluntarismo.[1]

    Este argumento tem o formato que se segue:[2]

    se acreditar$5 minimum deposit online casinoDeus e estiver certo, terei um ganho infinito;

    se acreditar$5 minimum deposit online casinoDeus e estiver errado, terei uma perda finita;

    se n�o acreditar$5 minimum deposit online casinoDeus e estiver certo, terei um ganho finito;

    se n�o acreditar$5 minimum deposit online casinoDeus e estiver errado, terei uma perda infinita.

    Incapacidade de acreditar [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Pascal referenciou a dificuldade que temos$5 minimum deposit online casinodiferenciar a raz�o e o processo de "racionalidade", pondo$5 minimum deposit online casinocontraste com a a��o de genuinamente acreditar$5 minimum deposit online casinoalgo, propondo que: " atuar como se [algu�m) acreditasse" pode "curar (algu�m) de n�o acreditar".

    Mas ao menos reconhe�a$5 minimum deposit online casinoincapacidade de acreditar, j� que a raz�o te trouxe a isto, e voc� n�o consegue acreditar.

    Esforce-se para convencer a si mesmo, n�o atrav�s de mais provas de Deus, mas pela redu��o de suas paix�es.

    Voc� gostaria de ter f�, mas n�o sabe o caminho; voc� quer se curar da descren�a, e pede um rem�dio para isto.

    Aprenda com aqueles que estiveram presos como voc�, e que agora apostam todas as suas posses.

    Existem pessoas que sabem o caminho que voc� vai seguir, e que se curaram de todas as doen�as que voc� ainda ser� curado.

    Siga o caminho atrav�s do qual come�amos; agindo como se acreditasse, recebendo a �gua benta, assistindo missas, etc.

    At� mesmo isto vai te fazer acreditar naturalmente, e acabar com$5 minimum deposit online casinoresist�ncia.

    [ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.

    Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 40,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

    Pascal prop�e que se siga um caminho que ele pr�prio j� teria passado, e que � poss�vel se ter aut�ntica f� com o exerc�cio da mesma.

    An�lise atrav�s da teoria da decis�o [ editar | editar c�digo-fonte ]

    As possibilidades definidas pela aposta de Pascal podem ser pensadas como uma escolha$5 minimum deposit online casinoindecis�o com os valores da matriz de decis�o seguinte:

    Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Acreditar (B) +8 (ganho infinito) -1 (perda finita - 1 vida) N�o acreditar (�B) -8 (perda infinita) +1 (ganho finito - 1 vida)

    Assumindo estes valores, a op��o de viver como se Deus existisse (B) supera a op��o de viver como se Deus n�o existisse (�B),desde que se assuma a possibilidade da exist�ncia de Deus.

    Noutras palavras, o valor esperado de se escolher B � maior ou igual �quele de escolher �B.

    A perspectiva do ganho infinito � suficiente para Pascal fazer seu ponto, como ele afirma:...

    Mas existe aqui uma infinidade$5 minimum deposit online casinouma vida infinitamente feliz a se ganhar, uma chance de ganho contra um n�mero finito de chances de perda, e aquilo que voc� aposta � finito.

    Tudo � dividido; aonde quer que esteja o infinito, n�o existe um n�mero infinito de chances de perda contra a chance de ganho, n�o h� tempo para hesitar, voc� deve apostar tudo.

    [ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.

    Vieira Pens�es Sec�o III nota 233, p�gina 39,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

    De fato, de acordo com teoria da decis�o, o �nico valor que importa na matriz acima � o +8 (infinito n�o negativo).

    Qualquer matriz do seguinte tipo (em que f 1 , f 2 , and f 3 s�o todos n�meros finitos positivos ou negativos) resultam$5 minimum deposit online casino(B) ser a �nica escolha racional.

    [1] Jeff Jordan argumenta que a aposta tamb�m pode ser reescrita como uma tabela de decis�o sem considerar os valores infinitos,[3] e segundo Edward McClenen existem, na verdade, 4 vers�es diferentes para o argumento$5 minimum deposit online casinoPens�es.[3]

    Deus existe (G) Deus n�o existe (�G) Cren�a (B) +8 f 1 Descren�a (�B) f 2 f 3

    As cr�ticas � teoria de Pascal foram constantes desde a$5 minimum deposit online casinoprimeira publica��o.

    Vieram de todos os cantos religiosos, aos ate�stas que questionavam os "benef�cios" de uma divindade que estaria para al�m dos limites da raz�o, e dos religiosos ortodoxos que tomaram desgosto � linguagem de�stica e agn�stica da aposta.

    � criticada por n�o provar a exist�ncia de Deus, encorajar a acreditarmos falsamente, e escala o problema de qual Deus seria mais favor�vel venerar.

    Argumento do Apelo ao Medo [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Alguns documentos na internet argumentam que � uma fal�cia do tipo Argumentum ad metum (ou Argumento pelo/do medo), uma vez que ela afirma que ao n�o se acreditar no Deus crist�o, a perda infinita implicaria ser severamente punido ap�s a morte.

    [4] Embora , o argumento � sem fundamento, pois Pascal prev� que a decis�o pela cren�a$5 minimum deposit online casinoDeus seja uma escolha baseada$5 minimum deposit online casinochances e n�o motivada pelo medo.

    O argumento de Pascal n�o tem como objetivo provar que Deus existe ou n�o, mas convencer o descrente que � uma escolha razo�vel apostar na$5 minimum deposit online casinoexist�ncia.

    De fato, o uso do argumento do Apelo ao Medo por cr�ticos apenas refor�a a aposta de Pascal, j� que este afirma$5 minimum deposit online casinoPens�es:

    Os homens desprezam a religi�o; eles a odeiam, e temem que ela seja verdade.

    Para remediar isto, n�s devemos come�ar por mostrar que a religi�o � contr�ria a raz�o; que � vener�vel, para inspirar respeito a ela; ent�o devemos torn�-la am�vel, para fazer com que bons homens esperem que seja verdade.

    Finalmente, devemos provar que � verdade.

    [ 2 ] Tradu��o por Rafael S.T.

    Vieira Pens�es Sec�o III nota 187 p�gina 31,Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

    Segundo Jeff Jordan[5] todo o argumento de Pascal se estrutura na forma de uma aposta, uma decis�o tomada$5 minimum deposit online casinoum momento de indecis�o.

    Ainda segundo ele, Pascal assumia que uma pessoa, apenas pela virtude de estar neste mundo, est�$5 minimum deposit online casinouma situa��o de aposta, e esta aposta envolve$5 minimum deposit online casinovida sobre a exist�ncia ou n�o de Deus$5 minimum deposit online casinoum mundo$5 minimum deposit online casinoque Deus pode existir ou n�o.

    Argumento do Custo [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Outro argumento contra o argumento de Pascal, � do Custo.

    A aposta tentaria nos levar a acreditar$5 minimum deposit online casinoDeus, com o pressuposto que isto � muito vantajoso voc� estando certo e insignificante se estiver errado.

    E o pre�o a pagar por crer n�o � insignificante, pois a pessoa pode precisar seguir l�deres religiosos, seguir dogmas e tradi��es, e contribuir financeiramente para manter a religi�o.

    E mesmo que uma pessoa n�o tenha religi�o, mas mantenha f� na exist�ncia de algum deus, esta f� poder� ter consequ�ncias.

    Pode ser citado como exemplo o caso de Steve Jobs, que era zen-budista e acreditava na ideia do pensamento m�gico, e por isso, segundo seu bi�grafo,[6] tomou uma decis�o errada$5 minimum deposit online casinorela��o ao tratamento do seu c�ncer que levou a$5 minimum deposit online casinomorte.

    [7] (contudo, existe quem afirme que muitos boatos foram criados sobre$5 minimum deposit online casinomorte, e que ele recebia tratamento para$5 minimum deposit online casinodoen�a[8]).

    Outro exemplo , � da filha do ex-jogador de futebol ,Pel�, chamada Sandra Regina Machado, que se negou a receber tratamento m�dico, para seu c�ncer, pois tinha f� que$5 minimum deposit online casinocura seria milagrosa.

    Seu m�dico afirmou que$5 minimum deposit online casinocura era garantida se ela mantivesse o tratamento, mas$5 minimum deposit online casinoescolha por uma cura pel f� a levou a �bito.

    [9] Bob Marley deixou de amputar seu dedo do p� com c�ncer devido a$5 minimum deposit online casinoreligi�o, Rastafari, pois acreditava que o corpo � um templo que ningu�m pode modificar.

    O c�ncer se espalhou e o levou a morte.[2]

    O custo, contudo, de viver-se acreditando$5 minimum deposit online casinoDeus n�o � considerado na aposta, pois o objeto de aposta � a$5 minimum deposit online casinovida.

    Quando Pascal fala$5 minimum deposit online casinocusto zero em$5 minimum deposit online casinoaposta, ele se refere ao custo referente a felicidade (entre outros custos espec�ficos que ele cita e lida) na nota 233: "E quanto a$5 minimum deposit online casinofelicidade? Vamos pesar o ganho e perda$5 minimum deposit online casinoapostar que Deus existe.

    Vamos estimar essas possibilidades.

    Se voc� ganhar, voc� ganha tudo; se perder, voc� n�o perde nada" E ao final de seu discurso na nota 233 ainda afirma:

    -Agora, que danos podem cair sobre voc� ao escolher seu lado?...

    eu argumentaria que voc� ir� ganhar nesta vida, e que cada passo nesta estrada, voc� ter� cada vez mais certeza do ganho, e muito mais ainda do vazio do que voc� aposta, que voc� ir� ao menos reconhecer que voc� apostou por algo certo e infinito, pelo qual voc� n�o precisou entregar nada.

    Pens�es Se��o III nota 233, p�gina 40, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

    O erro de Pascal neste argumento, � que n�o existe nenhum vest�gio de que a intensidade da felicidade seja menor entre os que n�o acreditam na exist�ncia de Deus.

    Pode-se perceber que em$5 minimum deposit online casinoaposta, sup�e-se que o ganho infinito de apostar$5 minimum deposit online casinoDeus supera qualquer custo que possa existir$5 minimum deposit online casinovida.

    Pascal ainda argumenta que quanto mais se dedica crer$5 minimum deposit online casinoDeus, menos se enxerga valor nos objetos do mundo, que s�o passageiros e portanto o custo se torna insignificante.

    Argumento dos V�rios Deuses [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Um dos argumentos usados contra Pascal � a obje��o dos V�rios Deuses, e implica que o argumento de Pascal usa da falsa dicotomia, quando reconhece a exist�ncia de apenas duas op��es, acreditar ou n�o no deus crist�o - ignorando, por�m, que existem milhares de outros sistemas de cren�as a serem considerados como existentes ou n�o.

    A cren�a no deus errado, de acordo com as religi�es religi�es do tipo monote�stas do Oriente M�dio (Isl�, Cristianismo, Juda�smo), � punida da pior maneira poss�vel, segundo as escrituras religiosas destas mesmas cren�as.

    Outro fato que se considera, � a exist�ncia de "deuses n�o-documentados" com propriedades bem diferentes do que as estipuladas pelas Escrituras, tamb�m: onipresen�a, onisci�ncia, onipot�ncia, benevol�ncia etc.

    Portanto, as chances de acertar, acreditando no Deus judaico-crist�o como sendo o verdadeiro, s�o muito menores do que o estipulado por Blaise Pascal, que � de 50%.

    Se devidamente calculado a probabilidade fica pr�ximo a 0%.

    Em seu Pens�e 226,[10] Pascal n�o se aprofundou no assunto, dizendo que aqueles que argumentam sobre este ponto s�o c�ticos que se recusam a buscar a verdade e se contentam$5 minimum deposit online casinoficar de olhos fechados.

    Jeff Jordan vai al�m, defendendo que n�o h� como formular a obje��o dos V�rios Deuses de forma a realmente refutar o argumento de Pascal.

    [11] Robert Peterson argumenta que esta obje��o quando colocada no contexto da Aposta de Pascal se torna vazia, pois considera apenas 5 p�ginas de Pens�es (com a aposta) e esquece o restante das quase 300 p�ginas do livro (o n�mero de p�ginas varia de acordo com a tradu��o/edi��o),$5 minimum deposit online casinoque Pascal defende apenas o Deus crist�o e dedica um cap�tulo exclusivo para falar da falsidade de outras religi�es.

    Jeff Jordan ainda arguiu que ao se atribuir uma probabilidade quase nula a todos os outros Deuses, a probabilidade de exist�ncia de Deus continua sendo 50% e cita o caso do lan�amento de uma moeda[11]:...

    Quando algu�m lan�a uma moeda considerada justa, � poss�vel que ela aterrise$5 minimum deposit online casinoseu meio, continue suspensa no ar, desapare�a, ou qualquer outro evento bizarro aconte�a.

    Ainda assim, como n�o h� nenhuma raz�o para acreditar que esses eventos s�o plaus�veis, n�s negligenciamos todas essas possibilidades e consideramos apenas a chance da moeda aterrisar sobre o lado da cara ou o lado da coroa Jordan, Jeff.

    "The Many-Gods Objection" in Gambling On God, Tradu��o por Rafael S.T.Vieira

    Apesar de plaus�vel e l�gico, este argumento ignora o fato de que a aposta n�o trata de um fen�meno observ�vel e mensur�vel, como o lan�amento de uma moeda.

    Todos os deuses e sistemas de cren�as diferentes s�o, por$5 minimum deposit online casinonatureza sobrenatural, inverific�veis, tornando desonesta esta compara��o, pois a possibilidade uma moeda cair sobre o lado ou desaparecer s�o baix�ssimas, enquanto a chance de um outro deus existir � igual a chance do deus crist�o existir.

    Outro aspecto importante que deve ser notado durante a leitura dos Pens�es sobre as falsas religi�es de Pascal � que ele n�o submete o cristianismo ao mesmo grau de escrut�nio e ceticismo com qual trata as demais religi�es.

    Argumento da Cren�a Desonesta [ editar | editar c�digo-fonte ]

    Alguns cr�ticos argumentam que a aposta de Pascal pode ser um argumento para a Cren�a Desonesta.

    Al�m disso, seria absurdo pensar que um Deus, justo e onisciente, n�o seria capaz de ver atr�s da estrat�gia da parte do "crente", portanto anulando os benef�cios da aposta.[12]

    J� que essas cr�ticas n�o est�o preocupadas com a validade da aposta$5 minimum deposit online casinosi, mas com o poss�vel resultado - uma pessoa que foi convencida pelo argumento e que ainda n�o consiga acreditar sinceramente -, elas s�o consideradas tangenciais ao argumento.

    Aquilo que estes cr�ticos est�o questionando � tratado posteriormente por Pascal que oferece um conselho para o descrente que concluiu que o �nico m�todo racional � apostar na exist�ncia de Deus, j� que apostar n�o o torna um crente.

    Outros cr�ticos arguem que Pascal ignorou que o tipo de car�ter epist�mico de Deus certamente valorizaria mais criaturas racionais se ele existisse.

    Mais especificamente, Richard Carrier apontou uma defini��o alternativa de Deus que prefere que suas criaturas sejam pesquisadoras honestas e reprova os m�todos da Cren�a Desonesta:

    Suponha que exista um Deus que est� nos observando e escolhendo que almas dos mortos deve trazer para o c�u, e este Deus quer que apenas aqueles que s�o moralmente bons habitem no c�u.

    Ele provavelmente vai selecionar somente aqueles que fizeram um esfor�o significante e respons�vel para descobrir a verdade...

    Portanto, apenas estas pessoas podem ser suficientemente morais e sinceras para merecer um lugar no para�so - ao n�o ser, que Deus deseje preencher o c�u com os moralmente pregui�osos, irrespons�veis ou desonestos.

    The End of Pascal's Wager: Only Nontheists Go to Heaven [ 13 ]

    Como j� foi exibido acima,$5 minimum deposit online casinonenhum ponto da aposta Pascal refor�a a cren�a desonesta; Deus, sendo onisciente, n�o sucumbiria a um truque e, oniscientemente, recompensaria o enganador.

    Ao inv�s disso, depois de estabelecer$5 minimum deposit online casinoaposta, Pascal refere-se a uma pessoa hipot�tica que j� pesou irracionalmente a cren�a$5 minimum deposit online casinoDeus atrav�s da aposta e est� convencido da possibilidade, mas ainda n�o conseguiu acreditar.

    De novo, como notado acima, Pascal oferece uma maneira de escapar do sentimento que o compele a n�o crer$5 minimum deposit online casinoDeus depois que a validade da aposta tenha sido firmada.

    Este caminho � atrav�s da disciplina espiritual, estudo e comunidade.

    Em termos pr�ticos, portanto, o cen�rio alternativo$5 minimum deposit online casinoque Deus valoriza apenas a cren�a racional e d�vida honesta que � proposta por Carrier e outros cr�ticos n�o � realmente diferente do argumento de Pascal.

    Na verdade, Pascal � bastante incisivo em$5 minimum deposit online casinocr�tica contra pessoas que s�o ap�ticas sobre considerar o problema da exist�ncia de Deus.

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